sábado, 16 de maio de 2009

Prejuízos e benefícios da gripe suína

As duas principais emissora de televisão do México e redes de rádio transmitiram ao vivo missa celebrada na Basílica de Guadalupe, a porta fechada, dirigida à população católica que não pôde assisti-la nos templos por causa do vírus da influenza humana no país. Outras confissões religiosas não tiveram a mesma oportunidade nos meios de comunicação.
A partir das 9 da manhã começou a transmissão para o povo católico, com a “permissão especial” dada à hierarquia pela Secretaria do Interior, segundo o Regulamento de Associações Religiosas e Culto Público. A licença é necessária para divulgar atos de caráter religioso em meios em massa de comunicação.
Nem as emissoras nacionais, nem as estações de rádio, nem servidores públicos do governo ofereceram espaços na mídia a outras expressões religiosas para difundirem seus cultos. A igreja majoritária no México foi a única a receber essa concessão, por causa dos importantes recursos econômicos e relações com políticos e empresários.
Autoridades governamentais dizem não ter informação sobre o custo das transmissões em rádio e televisão dos cultos católicos, assinalando que “é um acordo entre as empresas privadas e a Igreja Católica”. Não se sabe, pois, se a Igreja Católica pagou pelo espaço na TV para a difusão da missa dominical, ou as empresas de rádio e TV abriram espaço gratuitamente em sua programação.
Como um dado comparativo, o programa da Sociedade Bíblica do México, que vai ao ar aos sábados em canal de televisão local, tinha um custo aproximado de 15 mil pesos (pouco mais de mil dólares) e durava 28 minutos em horário destinado a comerciais, sem a opção de aparecer como parte de sua programação institucional.
Igrejas Evangélicas que contam com um sistema de transmissão via internet se limitaram a difundir as atividades dominicais na web, mesmo que nem todos os seus fiéis tenham acesso a este meio.
Em recentes enquetes realizada em igrejas evangélicas, verificou-se que menos de 20% dos que assistem cultos têm computador em casa e sistema de internet.
O alerta sanitário no país também afetou as Igrejas Evangélicas pelo seu lado econômico, uma vez que a cada domingo levantavam coletas, dízimo e donativos especiais em seus diferentes serviços.
Congregações que albergam até cinco mil pessoas num só serviço se viram afetadas em suas finanças depois que autoridades pediram para que os templos ficassem fechados no domingo em virtude da gripe suína presente no país.
No entanto, líderes evangélicos mostraram-se otimistas diante da situação e asseguraram que os fiéis depositarão suas promessas assim que voltarão a se reunir. Igrejas que trabalham como associações civis solicitaram a seus fiéis que encaminhem os recursos via depósito bancário.

Nenhum comentário: