terça-feira, 24 de março de 2009

Um grande desafio na Itália

No mês de agosto de 2008 a prefeitura de Villorba, cidade próxima a Treviso, no Nordeste da Itália, autorizou a compra de um terreno para que a Igreja Batista construísse um centro social. Isso só foi possível porque o missionário da JMM Pr. João Caio Bottega apresentou ao prefeito um projeto para a construção de um local com ginásio poliesportivo, creche, abrigo para idosos, escola de música, salão de cultos, livraria evangélica e local de treinamento de obreiros. O projeto, batizado como Centro de Serviço Ágape, tem como objetivo principal a preparação de obreiros para trabalharem na evangelização de toda a Europa.

A prefeitura está dando prioridade à Igreja Batista de Treviso para a compra do terreno. Porém, está exigindo do Pr. João Caio uma garantia. Caso contrário, o local será oferecido para outro grupo. Os mais interessados são os muçulmanos, que descobriram a intenção dos batistas e estão pressionando as autoridades. O prefeito disse para o Pr. João Caio: “Ou vocês efetuam a compra do terreno e constroem o centro social com a igreja batista, ou o passaremos para os muçulmanos, que desejam construir uma mesquita”.

Atualmente a Igreja Batista de Treviso funciona em um local alugado. Com a construção e o funcionamento do centro – que será financiado por uma construtora, o gasto com o aluguel deixará de existir e o dinheiro será investido na compra do terreno. Assim, em cinco anos o centro poderá se tornar auto-sustentável através das entradas da creche, do ginásio, da escola de música, do abrigo para idosos e da livraria. Algumas igrejas batistas brasileiras já assumiram parte desse projeto e se comprometeram a enviar ofertas para a construção do centro.

Diante desta situação, os batistas brasileiros, como uma das maiores forças missionárias do mundo, precisam dar uma resposta a este clamor que vem da Itália. “Este é um país estratégico para a evangelização de toda a Europa e é preciso agir rapidamente! Qual será a resposta de nossas igrejas quanto ao destino daquela nação: a construção de um centro com ações sociais e evangelísticas ou a deixaremos nas mãos dos muçulmanos?”, convoca o missionário Pr. João Caio Bottega.

Nenhum comentário: